Lara Tinoco

Fundadora e responsável pelos núcleos de Biodireito e Empresas Familiares
Brief info

Eu sou Lara Tinoco Leandro, advogada Especialista em Direito Civil, mediadora formada pelo CNJ, entusiasta da psicanálise, há mais de 06 anos, como ferramenta de desenvolvimento pessoal/profissional e fundadora da Lara Tinoco Advocacia.

Para mim, o Direito é instrumento e caminho: instrumento para fazer valer a voz, as necessidades e os desejos individuais de cada ser humano; e o caminho para mediar conflitos, preservar relações e laços afetivos e familiares.

É exatamente este olhar que guia o nosso trabalho aqui do escritório. Gostamos de dizer que não trabalhamos com leis e sim com pessoas. Por isso, colocamos nossos clientes no centro de todos os nossos processos, com olhar empático, de respeito e sigilo. Toda nossa equipe é formada por advogadas que mergulham fundo na história de vida de nossos clientes, e que estão preparadas para acolher, escutar e propor soluções que atendam às necessidades específicas de cada caso.

Além de acompanhar de perto o trabalho das equipes especializadas em Direito das Famílias e Sucessões, bem como, Empresas Familiares, também estou à frente da área de Biodireito. Este tema passou a fazer parte do meu dia a dia quando meu irmão, ainda muito jovem, foi diagnosticado com uma doença grave e terminal. Convivendo de perto com a certeza da finitude da vida, comecei a estudar a autonomia da vontade dos pacientes, ou seja, como lidar com as fragilidades deste momento e, principalmente, como viabilizar uma partida deste plano em que os direitos dele fossem respeitados, dentro do que a legislação permite.

Hoje compreendo que conceder aos pacientes terminais o direito de escolher como querem experienciar o fim da sua vida é de grande relevância, além de ser um instrumento pacificador tanto para o paciente, como também a sua família.
Desde 2008, quando decidi abrir o escritório, até hoje, o que me motiva é mostrar para cada um dos nossos clientes que eles são capazes de protagonizar suas histórias, que existem alternativas, recomeços, que é possível ter suas vontades respeitadas e seus direitos atendidos; para que assim, todos possam viver de maneira mais plena. Este é o nosso legado.